Por Padrão os Blogs possuem arquivamento por ordem vertical. Ao término da última informação vista, não esqueça de clicar em: "POSTAGENS MAIS ANTIGAS".Pode ser exatamente nessas "Postagens mais Antigas" é que você encontrará o que procura.

Rede aan! e o WordPress
www.redeaan.wordpress.com

PLANO DE GESTÃO COMPARTILHADA AO DESENVOLVIMENTO CULTURAL SUSTENTÁVEL DE SETE LAGOAS E REGIÃO
PLANO DE GESTÃO COMPARTILHADA AO DESENVOLVIMENTO CULTURAL SUSTENTÁVEL DE by Plano Cultural is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Vedada a Criação de Obras Derivadas 2.5 Brasil License.Based on a work at 1encontrocultural.blogspot.com.

quinta-feira, 16 de outubro de 2008

Creative Commons License
PLANO DE GESTÃO COMPARTILHADA AO DESENVOLVIMENTO CULTURAL SUSTENTÁVEL DE by Plano Cultural is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Vedada a Criação de Obras Derivadas 2.5 Brasil License.
Based on a work at 1encontrocultural.blogspot.com.





DIRETRIZES GERAIS



PLANO DE GESTÃO COMPARTILHADA AO DESENVOLVIMENTO CULTURAL SUSTENTÁVEL DE
SETE LAGOAS E REGIÃO DO ALTO RIO DAS VELHAS






Uma ação civil em benefício da cultura local e regional

PROPOSITOR: REDE AAN!
Rede de distribuição de conteúdo cultural e artístico.

FACILITADORES:
Secretaria Municipal de Cultura
Secretaria Municipal de Turismo
Secretaria Municipal de Planejamento
Coletivo Tático Cultural
COMPAC
CMC

APRESENTAÇÃO:

Esse plano indica um esboço de desenvolvimento intersetorial com secretarias municipais assumindo uma posição estratégica nas políticas de inclusão social. Pensa-se acionar políticas públicas que convirjam com as culturais, estimulando o desenvolvimento de valores integrados entre as secretarias supracitadas como facilitadoras e estimulando o fazer junto com a sociedade, representadas pelos conselhos afins. Isso minimizaria a ação de tutela cultural e incrementaria a negativa interferência do governo nos rumos do desenvolvimento local de cultura. Sendo esse governo crucial, no que diz respeito à gestão das ações em esferas estritamente política, em vez de fazer para a sociedade aquilo que ela mesma pode fazer.

Os agentes envolvidos, ou mobilizados, de cada secretaria seriam ultra qualificados, não desfalcando a secretaria em questão, por ser competente em gestão cultural e ‘defender’ arranjos pertinentes a sua secretaria sem conflitos com a meta do programa ou projeto isso justificaria a gestão compartilhada intersetorizada.

Essas diretrizes gerais não foram redigidas com a intenção em ser o supra-sumo do pensamento cultural para a cidade de Sete Lagoas, apenas o início de um diálogo que não mais pode esperar por longas assembléias e projetos de lei com seus trâmites vagarosos e descompromissados com a real necessidade de uma comunidade. O motivo é o amadurecimento da cidade em torno de questões que já afligem há algum tempo o setor cultural e não se tem respaldo da importância da imagem intangível da cidade como fator até mesmo de lucro social. Estamos preocupados com o tangível e o resultado que certamente viria se o cidadão fosse convidado a participar de um plano de sustentabilidade diferente do que propõem o Plano diretor Diretor da cidade.

Esse plano não está pronto; acreditamos ser necessário iniciarmos já o diálogo sobre algo parecido ao que está escrito.

Sete Lagoas, 16 de outubro de 2008

São 4 eixos defendidos nesse plano :

1) Projeto de Planejamento participativo

· Projeto piloto cuja característica é organização de ações culturais existentes em Sete Lagoas e região. Esse projeto apresentará os programas cuja consistência são descritas em escopo, logo a baixo e geridas pela Secretaria Municipal de Cultura. Cuja consistência de funcionamento pode ser melhorada a nível organizacional, diluindo os esforços centralizadores da figura do Secretário.

2) Articulação em rede da Micro Região do Alto Rio das Velhas
· Rede organizada a partir de levantamento do que se faz em Sete Lagoas e na região sem prejuízo da iniciativa de cada uma delas. (Curto prazo = 1 ano)

3) Proposta pedagógica do Tático Cultural
· Desenvolvimento de um provedor autônomo de sistemas de informação de cunho cultural, fruto da construção coletiva dos educadores que possuam afinidades com o assunto visando à melhoria do ambiente artístico cultural. A Secretaria de Cultura passa a desenvolver soluções adequadas às suas necessidades, tornando-as disponíveis aos educadores, alunos, comunidade e também a outras instituições de ensino, públicas e privadas, de (quebra) todo o território nacional. É um veículo de informação e de expressão cultural e acadêmica de seus educadores, atendendo a toda a comunidade escolar e cultural, num processo aberto, interativo, constante e dinâmico, visando um salto cultural e social na nossa cidade.
A Rede aan! já iniciou esse processo , e é uma realidade. Essa rede precisa ser entendida como processo continuo e pode ser transformada em portal da cultura de Sete Lagoas. O domínio já está registrado e pode ser transferido para o município. (Médio prazo = 1 ano e meio)

4) Modelo Próprio de Desenvolvimento Cultural através de implantação de programas culturais

Programa Raízes e Tendências da região Sete-Lagoana.


Esse programa atuará como uma vitrine instalada em Sete Lagoas. Várias tendências das regiões serão exibidas como em um memorial , sendo que as raízes locais teriam um maior destaque. Isso forçaria as demais regiões a investirem em seus próprios processos locais (curto prazo = 1ano)

Programa Mobilização Cultural

Envolvendo oficinas e facilitando a troca de experiência de um grande número de interessados oriundos de outros municípios concentrados em Sete Lagoas .
Esse programa possui desdobramentos agregados que prevêem diversos projetos. (longo prazo = 3 anos)

1a. Projeto Cultura e Ciência: atividade complementar e interativa, no qual as escolas (alunos e professores) da rede pública estadual, municipal e privada têm espaço para expor publicamente suas produções planejadas e executadas no cotidiano escolar. O evento é composto de exposições, oficinas, discussões e pesquisas realizadas em etapas regionais, procura-se desenvolver um link com o Programa Raízes e Tendências.

2b. F . E . A / Ponto: o Festival de Arte envolvendo os Pontos de Cultura (estimulados pelo governo federal através do MinC ) é um grande encontro para apresentação e mostra das atividades artísticas produzidas pelos integrantes dos Pontos de Cultura implantados em Minas ( 76 pontos), inscritos e selecionados pelos Pontões, com uma programação pedagógica (ou não necessariamente com esse fim) diversificada desenvolvida em etapas regionais e estadual. (médio prazo = 1ano e meio)

3c. Desenvolvimento Cultural (DeC): realizado em parceria com as Universidades Públicas e particulares do estado de Minas, possibilitará aos interessados em geral (e em particular professores da rede estadual , municipal e particular de ensino) a participação em cursos de capacitação cultural com as mais variadas propostas, incluindo a de gestores culturais. Essas propostas seriam prospectadas, contribuindo para a melhoria da qualidade do ensino da arte-educação e com a garantia da formação continuada e permanente do gestor, e com possibilidades de progressão e promoção na carreira.

4d. Espaços Caseiros: Funcionando tipo fundo de quintal. Cada espaço desses seria supervisionado perante projetos apresentados pelos interessados. Companhias itinerantes das artes cênicas, de circo, música e artes plásticas seriam constituídas para atender demandas desses espaços.

Programa “Linha do Tempo”
Linha mestra será o aproveitamento de trilhos e vagões na região do Restaurante Popular da Av. Norte Sul. Construção de um complexo turístico cultural nessa região. (médio prazo = 2 anos)

1a- Reformar e ampliar a Casa da Cultura.


2b- SL História Viva: promover, para a totalidade dos municípios da Micro Região do Alto Rio das Velhas, o levantamento, registro e difusão do patrimônio cultural mineiro.


3c- Calendário Oficial de Eventos da Região. Garantir a realização dos eventos definidos em lei, como apresentados nos projetos.


4d- Criação de eventos especiais: Salão Sete Lagoas, Encontros de Música, Festival de Dança com várias academias mineiras , Prêmio de Poesia, Prêmio Estadual de Cinema e Vídeo, entre outros.


5e- Regulamentação do Fundo Municipal de Cultura.


PLANO DE GESTÃO COMPARTILHADA AO DESENVOLVIMENTO CULTURAL SUSTENTÁVEL DE
SETE LAGOAS E REGIÃO DO ALTO RIO DAS VELHAS

Diretrizes Gerais/ propostas pela Rede aan! através do COLETIVO TÁTICO CULTURAL
Sete Lagoas, 8 de Outubro de 2008


Creative Commons License
PLANO DE GESTÃO COMPARTILHADA AO DESENVOLVIMENTO CULTURAL SUSTENTÁVEL DE by Plano Cultural is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Vedada a Criação de Obras Derivadas 2.5 Brasil License.
Based on a work at 1encontrocultural.blogspot.com.

Nenhum comentário: